skip to Main Content
Segredos-para-ter-controle-de-seu-ecommerce

Segredos para ter controle sobre seu e-commerce

Praticar uma boa gestão significa possuir uma visão estratégica com o próprio negócio. Um profundo conhecimento das estratégias e de como reagir a diferentes situações é fundamental para melhorar qualquer resultado desejado, seja ele trazer mais reconhecimento para sua marca ou aumentar o faturamento total.

Administrar um negócio é também trabalhar em equipe, por conta disso, criar a equipe certa para atender as demandas com qualidade é sim caminho para o sucesso. Aspectos como esse garantem um processo de compra bem estruturado e um futuro próspero para sua gestão.

Assim, também contando com sua equipe para momentos de dificuldade.

Saber como direcionar o rumo do seu e-commerce e planejar de forma adequada o mesmo é fundamental, por isso, vamos dizer conversar nesse artigo algumas maneiras de garantir esse controle.

Planejamento

Quando iniciamos um novo negócio, cheio de ideias novas, pessoas novas, lotado de gastos e clientes variados, precisamos nos planejar para que as coisas cresçam de maneira adequada, certo? Porém, alguns empresários e donos de e-commerces costumam praticar o planejamento de um negócio apenas no surgimento de sua empresa, mas ele é constante e necessário.

Se planejar significa ter sempre uma análise geral e criar métodos de acompanhamento. Esses que se adaptam de acordo com a proposta da sua gestão e precisam de revisão/alterações recorrentes para manter a efetividade de seus dados.

O caminho é não viver em reação, mas na ação. Por isso, se planejar com antecedência não é sinal de insegurança, mas preparação para transformar dificuldades em oportunidades.

Operação

Você sabe realmente para quem você direciona seu negócio? Um dos principais passos para saber como lidar e conduzir uma gestão é conhecer o produto e para quem ele de fato encaixa (público-alvo).

No caso dos produtos, uma análise do mix dos itens que você apresenta para seus clientes corresponde a essa ideologia de operação. Quais são seus produtos mais fortes e mais fracos? Quais correspondem com determinada data? Todos esses questionamentos são válidos e trazem a reflexão sobre essa peça fundamental no seu negócio.

Já na análise do público-alvo, é preciso entender diversos aspectos desde processos bem anteriores ao fechamento da compra. Estes como a forma de pesquisa utilizada pela clientela, como eles costumam comprar, produtos relevantes em sua visão e serviços que são levados em conta como um bônus ou necessários para concluir a venda.

Gestão

Gestão é tudo, não é mesmo? E para poder controlar o planejamento de um negócio, cuidando de sua saúde comercial e financeira, é preciso adquirir conhecimento e experiencias que adicionam na análise desses aspectos.

Primeiramente, no caso da saúde comercial, consumir conhecimento do mercado, da forma como os canais podem atender suas necessidades, da rentabilidade que determinadas ações podem gerar, tudo isso irá ajudar no planejamento geral de seu e-commerce.

Já, na saúde financeira, o olhar fixo nas despesas e na forma como elas influenciam os demais setores é fundamental para criar um controle maior no desenvolvimento saúdavel da gestão. Afetando, consequentemente, outros serviços como controle de estoque e frete.

Conclusão

Ter controle de seu e-commerce parte de outros princípios fora o de faturar e manter o ganho de dinheiro. Conhecer de fato o seu negócio, desde suas fraquezas e pontos fortes provam uma boa gestão e uma brecha maior para um controle financeiro mais adequado.

E, repetindo a frase citada durante o artigo, não viver em reação, mas na ação.   

Podcast Gestão na Mesa

Quer conhecer mais sobre gestão e planejamento de um negócio? No Podcast “Gestão na Mesa”, estrelado pelo gerente comercial do Eive, Jasper Perrú, discutimos sobre a preparação de vendas, controle das operações e como gerenciar seu tempo nesta etapa fundamental para o crescimento sustentável de sua empresa.

Confira o podcast aqui.

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top