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Black Friday 2019: Vai No Instinto Ou No Planejamento?

Black Friday 2019: Vai no instinto ou no planejamento?

Já chegamos no mês da Black Friday. Nas redes sociais, já é possível ver alguns consumidores levantando o questionamento: “Vão comprar isso agora, ou esperar a Black Friday?”.

Isso se reflete na intenção de compras para a Black Friday 2019. Um total de 72% dos consumidores quer comprar na Black Friday, enquanto 25% dizem que dependerá das vantagens, e apenas 4% não se interessa.

A maior motivação é justamente o preço baixo, sendo que 63% dos consumidores tem fortes expectativas nas promoções. A parcela de 23% espera por um produto específico, e o restante dos consumidores se dividem entre antecipar as compras do natal, procurar pelo frete grátis ou brindes.

Segundo o E-commerce Brasil, o faturamento esperado para a sexta de ofertas neste ano é de 3,3 Bilhões (um aumento de 15%). Os pedidos são previstos como 5,5 Milhões, segundo dados da NeoTrust.

Esses dados são de interessar a qualquer um que venda online. A questão é: Black Friday com bom faturamento não é feita na base do instinto. É preciso estudar as inovações do mercado, as oportunidades e os pontos de atenção.

Para te ajudar a montar sua estratégia, vamos dividir aqui com você algumas dicas valiosas!

5 dicas de preparação para a Black Friday 2019

1 – Seja Data Driven

Sua empresa já participou de outras edições da Black Friday? Veja alguns dados relevantes que podem ser explorados:

  • Utilize históricos para prever ações futuras
  • Número de vendas e receita obtida para você traçar metas realistas
  • Resultado das palavras-chave usadas no passado, estratégias de conteúdo e mídias utilizadas para promoção
  • Número de acessos simultâneos e interação da audiência nas redes sociais são outros indicadores para você analisar

2 – Prepare as ofertas e estoques

Faça um planejamento estratégico, avaliando quais produtos colocará em promoção, qual será o desconto oferecido, quantos e-mails serão enviados, etc.

Na hora de escolher as ofertas:

  • Produtos que têm maior margem para desconto
  • Produtos que estão parados no estoque
  • Produtos “isca” – produtos baratos que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas

 3 – Planeje a comunicação

Definidas as ofertas, é hora da estratégia de divulgação:

  • Definição de budget de comunicação
  • Mote criativo / campanha
  • Planejamento de mídia e ações de comunicação
  • Desenvolvimento das peças da campanha

Dica: comece o quanto antes a preparar as imagens dos produtos que serão ofertados na Black Friday. Isso evita correrias de última hora e erros de produtos ou valores errados.

4 – Landing Page Pré-Black Friday

Uma boa estratégia para antes da Black Friday é criar uma LP específica para captar o contato de pessoas interessadas em saber quais serão as ofertas da sua empresa. Essa página é uma forma de encorajar o “act now”.

  • Aviso de estoque limitado • Possibilidade de receber as ofertas antes de todo mundo
  • Contagem regressiva
  • Receba ofertas no seu email
  • Ofertas exclusivas para cadastrados
  • Cupons

Centenas de outras lojas vão mandar um e-mail na sexta de manhã. Alcançar seus prospects antes da sexta-feira pode ser uma boa estratégia para se diferenciar.

5 – Invista em mídias de performance

  • Crie anúncios, mostre ofertas específicas para públicos segmentados e aumente a taxa de conversão
  • Direcione o tráfego diretamente para a Landing Page da Black Friday ou páginas específicas de produtos
  • Coloque o pixel de remarketing em todo o site, caso não o tenha. Você também pode criar listas de remarketing por categoria e por produto, caso se aplique.

Conclusão

A Black Friday exige estratégias específicas, que há cada ano ganham mais um toque especial para se adaptar ao comportamento do consumidor. Aqui, você conheceu cinco dicas sobre como cativar novos clientes e, assim, faturar muito!

Quer saber mais? Dividiremos com você um e-book completo sobre a Black Friday 2019, com mais dados e insights para vender muito e vender BEM!

Até a próxima!

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