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Black Friday – 3 Coisas Que Todo Bom Gerente De E-commerce Ainda Vai Fazer Antes Da Data

Black Friday – 3 coisas que todo bom gerente de e-commerce ainda vai fazer antes da data

Faturar o dobro ou triplo de um mês normal é a realidade de muitos lojistas na tão esperada Black Friday. De fato, um momento de destaque para o comércio eletrônico, que se bem aproveitado pode gerar excelentes resultados. Para isso é muito importante que todas as estratégias estejam muito bem definidas, que as metas estejam claras, e que existam condições suficientes estabelecidas para atender todo volume sem prejudicar a experiência do cliente. 

Se você fez o dever de casa, todos esses itens estão bem alinhados. Quero então aproveitar esse artigo para apresentar 3 coisas que durante minha experiência vi gerentes de sucesso no e-commerce aplicando, itens básicos, mas relevantes, e principalmente que funcionam. Vi nesses anos, empresas faturarem 10, 15, 30 milhões de reais na Black, expedir tudo dentro do prazo, e ainda conquistar a recompra de inúmeros clientes no período pós, pela diferenciação de estratégia. 

Certa vez, ouvi uma frase que sempre me marcou no que diz respeito ao valor de uma boa informação ou estratégia antes de eventos extremos, a frase é: “Você consegue mensurar o valor para os EUA, de saber tudo sobre o ataque de 11 de setembro no dia 10?”. Vale a reflexão, a primeira coisa que penso é que poderiam tomar uma série de providencias para evitar tal tragédia, sei que é um exemplo muito extremo, mas apresenta bem o poder de uma boa informação equalizada com ações. 

 

Se não é dia 29, ainda há tempo  

 

Se ainda não é dia 29 de Novembro, ainda há tempo de aplicar essas 3 dicas para aumentar a chance de sucesso de sua estratégia, vamos lá: 

 

  • Revise sua estratégia de PRODUTOS: 
  • Garanta que todas as promoções tanto em site próprio quanto marketplaces estejam OK, tanto com relação a agendamentos, quanto campanhas em canais de busca. 
  • Verifique se os cupons de desconto que irá disponibilizar estão funcionando corretamente. 
  • Tenha certeza que seus preços promocionais e acordos de comissão estão equalizados com os anúncios.  
  • Revise suas atualizações de estoque, verifique sua estratégia de liberação das quantidades. 
  • Não se esqueça de prever suas margens. Se está no simples, preveja a faixa de faturamento e como isso irá impactar seus resultados, também não deixe de olhar para a previsão de custos com logística reversa. 

 

INSIGHT: Baseado no comparativo de relatórios de Rentabilidade e Ranking de Vendas ABC, elenque os produtos de margem onde sua estratégia é tracionar venda para trazer resultado. Talvez uma forma de fazer isso, é acompanhar os principais concorrentes, e na medida que seus estoques baixarem, você pode disponibilizar os produtos com seu próprio preço sem diminuir tanto a margem. Elenque também os produtos de volume, aqueles que você vai aproveitar para escoar do estoque, nesse caso, garanta que a ‘queima’ tenha sua margem calculada, independente se ela será alta ou não, você tem que saber…

 

  • Revise sua estratégia de OPERAÇÃO: 
  • Garanta que sua estrutura de despacho esteja preparada para não virar gargalo. 
  • Prepare escalas do time operacional e de atendimento. 
  • Defina horários de corte e índices comparativos com sua operação ordinária, para prever possíveis gargalos. 
  • Se possível, fique ON para atendimento no Chat do seu site durante toda Black Friday. 
  • Revise todas as máquinas, impressoras, sistemas, conexões, estrutura de energia elétrica, nobreak, acessos a portais. 
  • Revise materiais essenciais, como sulfite, papel para etiqueta térmica, ribbon, telefones. 

 

INSIGHT: Organize seu estoque de acordo com o ABC previsto de venda. Se está mais perto e mais acessível, gasto menos tempo e esforço para expedir, com isso melhoro minha performance. 

 

  • Crie acordos com FORNECEDORES DE PRODUTOS E SERVIÇOS  
  • Revise seus prazos de cross docking ou drop shipping se utilizar a modalidade. 
  • Defina SLA’s com transportadores, defina uma transportadora backup caso a principal dê gargalo. 
  • Defina diferenciação ou priorização de anúncios com os responsáveis por sua conta. 
  • Acorde atendimentos de plantão para seus prestadores de serviço de tecnologia e serviços de disponibilidade. 
  • Acorde atendimento de plantão com seu CS ou Key Account. 

 

INSIGHT: Negociar bonificações ou penalidades com fornecedores pode ser uma chave para ganhar uma ‘priorização’ ou ‘atenção’ diferenciada em um momento tão relevante. 

 

O básico funciona na Black Friday! 

 

Talvez você tenha pensado que são dicas básicas, concordo contigo, mas você também há de concordar que são dicas práticas, nada impede de executa-las, em minha carreira tenho testemunhado operações de sucesso. A grande característica que percebo nesses gestores é a capacidade de tirar do papel, de agir, de ir além do check-list e dar vida ao controle de sua operação. Meu desejo é que você tenha sucesso e que a Black Friday sirva para mostrar o potencial que sua empresa tem de gerar resultado todos os dias se você trabalhar focado e motivado. 

 

Sobre o autor

Jasper Perrú é gerente comercial do EIVE, o ERP para e-commerce focado em saúde financeira criado pelo Grupo DB1 Global Software. Jasper é formado em Análise de Sistemas e Marketing, e possui 13 anos de experiência em projetos para operações do mundo online com foco em performance com resultado.

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